16 janeiro 2012

Obrigada, Espírito Santo! - parte 2

Dedico este post a um novo amigo e irmão em Cristo, Igor Kaique, que me fez perceber, enquanto conversava com ele, que o que eu passei antes, serve agora para ajudar ao próximo.

Antes de ler o post, leia Obrigada, Espírito Santo! - parte 1 para ficar por dentro do assunto ;)

Como eu disse antes, essa é a parte que eu mais quero falar, então, ela pode ficar um pouco grande =D





3. Consolo: Bom, no final do ano passado, eu estava TOTALMENTE desanimada, em tudo, principalmente na igreja... eu quase não fui à Escola Dominical, fiquei um tempão sem participar dos ensaios e do período de Louvor, quase não dei aula, agradecia quando tinha reunião em outras cidades para que eu não fosse à igreja, me sentia sozinha, sem amigos, na igreja... enfim, estava desistindo. Em parte porque a minha igreja estava passando por um momento crítico com troca de pastor e tal, em parte porque estava sobrecarregada com os cargos que eu desenvolvia e ainda por ser final de semestre na faculdade.

Inclusive ficava me perguntando se o que eu estava fazendo, trabalhando na obra de Cristo, tinha algum propósito, porque eu trabalhava e não tinha retorno, ninguém me ajudava, ninguém me dizia "olha, o que você está fazendo é muito importante!"... quanto egoísmo!

Foi então que, no dia da posse dos oficiais que comecei a perceber o quanto eu estava errada. O pastor que deu a posse leu o seguinte versículo:

"Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos." - Hebreus 6.10

Sabe o que eu percebi? Estava fazendo o trabalho pra Deus, Ele é fiel e não se esquece do que fazemos, por que me preocupar com os outros?!

Mas ainda não cheguei onde eu quero.

Nesse último domingo (15), gente, como Deus é Perfeito! Aquela mensagem foi pra mim! Vou tentar resumi-la aqui. O texto foi Rute 1.1-10:

Na terra de Elimeleque, marido de Noemi, não havia alimento. Então ele foi com sua família, Noemi e seus dois filhos para Moabe. Lá, seus filhos se casaram com mulheres moabitas: Orfa e Rute. O marido de Noemi morreu. Um tempo depois, seus dois filhos. Então ela resolveu despedir suas noras e voltar para sua terra. Mas as noras insistiram em ir com ela. Ela disse pra elas ficarem, porque ela já era velha e suas noras poderiam se casar de novamente. Orfa, chorando, foi. Rute, ficou. Voltou com Noemi à terra dela.

Rute disse à Noemi nos versículos 16 e 17:

"Não me instes para que eu te deixes, nem me obrigue a não seguir-te porque, onde quer que fores, irei eu; onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é meu povo, o teu Deus é meu Deus; onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti."

Olha a fidelidade da pessoa! Noemi estava sofrendo tanto que quis trocar seu nome Noemi, que significa "delícia" por Mara, que significa "amargurada", mas encontrou alguém que lhe ajudasse. - Lição número 1: Deus sempre manda alguém pra te ajudar.

Continuando a história das duas, a Bíblia conta que quando elas chegaram em Belém era o começo da colheita:

"Assim, voltou Noemi da terra de Moabe, com Rute, sua nora, a moabita; e chegaram a Belém no princípio da sega da cevada." - vers. 22

Lição número 2: Deus nunca faz nada sem um objetivo! Lembre-se que naquele tempo havia fome sobre a terra, e elas chegaram no princípio da sega.

Outro versículo:

"Tinha Noemi um parente de seu marido, senhor de muitos bens, da família de Elimeleque, o qual se chamava Boaz." - Rute 2.1

Todo mundo sabe que Rute e Boaz se casaram. E Rute deu à luz Obede, neto de Noemi. Como assim neto de Noemi? Não era filho de Boaz? Caaalma! Naquele tempo, quando uma mulher ficava viúva sem filhos, era obrigação do irmão do marido, ou no caso, um parente do marido, dar filhos a ela, e netos aos pais do falecido.

"As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi." - Rute 4.17

Lições 3 e 4: Deus sempre manda um parente que é o remidor, que vai te ajudar quando parece não ter mais saída; Deus sempre tem um plano perfeito! Obede, pai de Jessé, pai de Davi... daí começa a genealogia de Jesus, o Salvador do Mundo. Noemi estava decepcionada com Deus, triste de tantas lutas que sofreu, mas no final, carregou no colo Obede, pai de Jessé, pai de Davi.

"Cantai, ó céus, alegra-te, ó terra, e vós, montes, rompei em cânticos, porque o SENHOR consolou o seu povo e dos seus aflitos se compadece." - Isaías 49.13

"E toda vez que eu chorar, ou quiser desanimar, o teu Espírito me consolará."


Os planos de Deus são maiores e melhores que os meus.

Lembre-se: o Espírito Santo te dá criatividade, poder para testemunhar e consolo. E é o melhor lugar para se estar quando vêm as provações.

E um último versículo, que eu gosto muito:

"Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos." - Salmos 119.71

Eu falei que o post ia ficar grande =D
Mas é isso que Deus, através do seu Santo Espírito, me inspirou a escrever.

Fique na paz de Cristo,
Érika Patricya Bragança Pavão