03 abril 2012

O que você vê na cruz?

Páscoa chegando, uma data onde lembramos a morte e ressurreição de Jesus. Lembramos também do sofrimento de Cristo lá na cruz, tudo isso por nós. Você já parou para imaginar o quanto Jesus, o Filho de Deus sofreu lá? Sério, tem noção de dor, de vergonha, de humilhação??? Para se ter uma ideia, depois de um certo tempo, os braços não aguentam mais o peso do corpo e cede, deslocando a região do ombro. Isso faz com que os pulmões sejam comprimidos pelo peso corporal, dificultando a respiração, até esta cessar totalmente. Ainda tem a dor dos pregos, das chicotadas, da rejeição.
Tem uma música do Vineyard que eu gosto muito, Quebrantado, que fala sobre o objetivo de Deus na crucificação de Jesus:


Eu olho para a cruz 

E para a cruz eu vou 

Do seu sofrer participar 

Da sua obra vou cantar 

Meu Salvador 
Na cruz mostrou 
O amor do Pai 
O justo Deus 

Pela cruz, me chamou 
Gentilmente me atraiu e eu 
Sem palavras me aproximo 
Quebrantado por seu amor 

Imerecida vida 
De graça recebi 
Por sua cruz 
Da morte me livrou 

Trouxe-me a vida 
Eu estava condenado 
Mas agora pela cruz 
Eu fui reconciliado 

Impressionante é o seu amor 
Me redimiu e me mostrou 
O quanto é fiel



Primeira parte: A morte de Cristo faz parte do Plano da Salvação. Mostrando o amor de Deus por nós, a ponto de sacrificar seu próprio filho para nos salvar. "Porque Deus amou ao mundo de uma maneira tão tremenda que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna." João 3.16 - Outra coisa, participar do sofrimento dEle? Apanhar também, levar xingão, cuspe?? Tá doida, Érika?? Não tô, não. O próprio Jesus falou que, para segui-lo, temos que tomar nossa cruz:

"e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim.Mateus 10.38

"Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.Marcos 8.34

"E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.Lucas 14.27

Tomar nossa cruz significa sofrer pelo Evangelho. Muitas vezes nós sabemos que os outros riem da nossa fé ou nos discriminam por ela. Tomar nossa cruz é sofrer perseguição, abdicar de certas coisas que nos agradam, mas desagradam a Deus.

Refrão: O Evangelho não se dá de forma escandalosa, barulhenta, por obrigação ou persistência, pelo contrário, é gentil, suave, íntimo, mas é tão poderoso, tão perfeito que "o amor de Cristo nos constrange" (2 Coríntios 5.14), que não conseguimos ficar parados. Esse amor de Deus é tão maravilhoso que ficamos sem palavras diante dele, com o coração quebrantado, aberto à vontade dEle.

Segunda parte: Só Deus é capaz de prover vida num lugar de morte como a cruz. Jesus é a ligação entre Deus e nós, a ponte que nos livra do abismo do pecado. "e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus." Efésios 2.5 e 6. Somos pecadores, não merecemos nada senão a morte, mas Deus nos deu a graça da vida, nos trouxe de volta para Ele. Ele nos acolhe com o amor de Pai, ficamos seguros, em paz...

"e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.Colossenses 1.20

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus." Efésios 2.8

Cristo sofreu naquela cruz por você, por mim. Sentiu dor de verdade igual ao homem, mesmo Ele sendo Deus. Chegou a suar sangue de tanta angústia. Ainda não é o suficiente para reconhecer que Jesus fez tudo isso porque te ama?

Então, o que você vê na cruz?

Feliz Páscoa!

Abraços,
Érika Patricya